Filhote de onça resgatado em SP se recupera e deve voltar à natureza


Onça se recupera em Zoológico Municipal de Ribeirão Preto (Foto: Ronaldo Gomes/EPTv)

Onça se recupera em Zoológico Municipal de Ribeirão Preto.

O filhote de onça parda resgatado pelo Corpo de Bombeiros em uma chácara em Ribeirão Preto (SP) na noite de segunda-feira (9) já tem data para receber alta do Zoológico Municipal, local onde permanece internado sob cuidados veterinários. O animal – socorrido com um corte profundo na cabeça e marcas de tiros – sofreu traumatismo craniano, mas se recupera bem e deve ser solto na natureza até o dia 23 de setembro. A evolução do quadro de saúde do bicho surpreendeu até os profissionais do zoológico, que previam sérias sequelas devido à gravidade em que o filhote foi encontrado.

Segundo o veterinário César Henrique Branco, a onça passou por uma reconstrução da parte óssea e do ferimento externo na cabeça. “Foi uma cirurgia bem complicada. Pensamos até que o animal não conseguiria se recuperar, mas para a nossa surpresa ele tem apresentado uma recuperação muito grande e rápida”, afirma.

A previsão, segundo o veterinário, era de que o filhote apresentasse sequelas imediatas pelo menos na coordenação motora, o que não aconteceu. “Nem a coordenação motora foi afetada. A onça consegue se movimentar normalmente. Ele não teve nenhuma sequela, e provavelmente nem vai chegar a ter”, diz.

A preparação do animal para a volta à natureza requer cuidado por parte dos profissionais do zoológico. O filhote deve permanecer na área de quarentena do recinto, local onde só os tratadores do setor são autorizados a entrar. “Ele fica em um recinto isolado justamente para não se acostumar com o público e não termos problemas para fazer a soltura novamente”, explica.

Para evitar o apego, o filhote de onça nem chegou a ser batizado no zoológico. “Não demos nome para não nos apegarmos. Ele é bem arisco, arredio. Não demonstra agressividade, mas fica sempre no canto dele. É um animal que não tem convívio nenhum com o ser humano, e nossa intenção, para que ele possa ser devolvido à natureza, é que ele permaneça dessa forma”, conclui o veterinário.

Onça recebe tratamento no Zoológico de Ribeirão Preto (Foto: Divulgação/Zoológico de Ribeirão Preto)
Filhote de onça sofreu traumatismo craniano e passou por cirurgia em Ribeirão Preto.
Fonte: G1
Anúncios

Deixe o seu comentário ele é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s