Microsoft compra unidade de smartphones da Nokia por US$ 7,18 bilhões


A venda, “em dinheiro”, incluirá a totalidade das patentes da ex-número um do mundo em smartphones e celulares, que se concentrará agora em serviços e redes.

Nokia se desculpa por vídeo

Cerca de 32 mil funcionários da Nokia esperam ser transferidos para a Microsoft, incluindo 4.700 que trabalham na Finlândia, destacou o grupo.
A finlandesa Nokia venderá sua unidade de smartphones e celulares ao grupo americano Microsoft por 7,183 bilhões de dólares (5,440 bilhões de euros), segundo informações da empresa em um comunicado.

A venda, “em dinheiro”, incluirá a totalidade das patentes da ex-número um do mundo em smartphones e celulares, que se concentrará agora em serviços e redes, “o melhor caminho para se avançar, tanto para a Nokia como para seus acionistas”, segundo o presidente do grupo, Risto Siilasmaa.

A operação ocorre dois anos depois que a empresa decidiu usar o sistema operacional Windows Phone, da própria Microsoft, em seus principais aparelhos em uma tentativa de recuperar o número de vendas, o que não aconteceu.

A Nokia já foi a principal fabricante de celulares e de smartphones no mundo, mas perdeu espaço para concorrentes como Apple e Samsung, que têm dispositivos muito mais modernos e que caíram no gosto do consumidor rapidamente.

A Nokia também anunciou a saída imediata de seu diretor-executivo, Stephen Elop, que será substituído interinamente por Risto Siilasmaa.

Elop está sendo cotado como um possível substituto ao atual presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, que vai se aposentar e está tentando transformar a companhia em uma empresa de aparelhos e serviços, como a Apple, antes de deixar o comando.

Cerca de 32 mil funcionários da Nokia esperam ser transferidos para a Microsoft, incluindo 4.700 que trabalham na Finlândia, destacou o grupo.

Anúncios

Deixe o seu comentário ele é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s