Tatuar para disfarçar cicatrizes


Basma Hameed tinha apenas dois anos quando uma das maiores marcas físicas se instalou no seu corpo. Estava em casa, no Iraque, quando uma panela com óleo a ferver derramou sobre o seu rosto. A cicatriz da queimadura era eterna… até a própria Basma tatuar o rosto com cor de pele. Chamam-na de pioneira no disfarce de cicatrizes, mas o seu objectivo é só remover marcas físicas.

Tatuar para disfarçar cicatrizes

Com 27 anos Basma Hameed detém uma das clínicas mais impensáveis dos últimos tempos. Um grave acidente em criança, e uma marca física quase eterna, fez com que a israelita de 27 anos decidisse criar aquilo que muitos já desejaram que existisse… uma técnica de disfarçar cicatrizes.

Basma fez mais de cem cirurgias plásticas para atenuar a queimadura de terceiro grau que sofrera na cara, mas todas em vão. Em entrevista à televisão canadiana, CTV, a jovem admitiu que o pós-operatório era sempre um martírio, pois esperava obter resultados que na verdade nunca chegavam a acontecer.

Aos 16 anos os médicos apresentaram-lhe o pior dos cenários de todos: já não havia mais nada a fazer e a falta de sobrancelha e aquela mancha vermelha envolta do olho iriam ficar para sempre.

Basma não se conformou e decidiu pesquisar sobre maquilhagem permanente, de modo a que pudesse criar uma sobrancelha nova, tendo descoberto que as tatuagens poderiam ser uma boa alternativa ao disfarce. Aqui, surge a questão: ‘se é possível tatuar uma sobrancelha, porque não usar tinta cor de pele e tatuar a mancha?’.

A ideia, que no principio lhe soou a estranha, levou a que Basma frequentasse um curso de dois anos para aprender a tatuar. E foi ela quem tatuou, de frente para o espelho, o seu próprio rosto.

Demorou cerca de três anos, mas hoje, Hameed tem um tom de pele quase perfeito, com poucas lembranças do acidente que marcou a sua infância. Agora, a jovem abriu a sua própria clínica que oferece tatuagens cosméticas, bem como ‘tatuagens para-médicos, de forma a disfarçar queimaduras e cicatrizes de cancro.

A sua clinica já faz parceiras com alguns hospitais e clinicas do Canadá e dispõe de um pacote social para aqueles que não podem comprar os tratamentos.

Anúncios

Deixe o seu comentário ele é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s