Homem mais rico do mundo lança OPA à KPN


Carlos Slim

O homem mais rico do mundo volta às compras. Depois de ter passado quatro dias a descontrair na Galiza, o magnata mexicano Carlos Slim decidiu ontem lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a operadora holandesa KPN, através da telecom mexicana que controla, a América Móvil. O objetivo é comprar os 70,23% do capital que ainda não controla e para isso oferece 2,4 euros por ação. O valor proposto representa um prémio de 35% face à cotação média da KPN no último mês e significa que o cheque terá um valor a rondar os 7,2 mil milhões de euros.

A operação, que poderá materializar-se já no próximo mês, é a resposta direta ao ataque feito pela Telefonica. A telecom espanhola, rival direta da América Móvil na América Latina, chegou recentemente a acordo para comprar a joia da coroa da KPN, a operadora móvel alemã E-Plus, por 8,1 mil milhões de euros. Esta operação da Telefonica abriu a porta a Slim.

O midas mexicano aproveitou a deixa e rompeu o acordo de não  agressão que mantinha com a KPN, no qual se comprometia a não aumentar a sua participação na operadora holandesa acima de 30%, e confirmou as expectativas do mercado ao avançar agora com uma OPA.

Com este contra-ataque, a compra da E-Plus pela Telefonica poderá cair em saco roto. Isto porque a KPN vai agendar uma assembleia geral de acionistas extraordinária para as próximas semanas, que servirá para decidir a venda da E-Plus. Se até lá conseguir o apoio da administração e a maioria do capital da KPN, Slim terá o poder necessário para chumbar a venda da E-Plus, caso contrário não poderá parar a oferta da Telefonica.

Anúncios

Deixe o seu comentário ele é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s