Brasileira internada na Argentina recebe ajuda da fundação de Messi


Paula Blume sofreu um acidente de carro e espera por cirurgia no país.
Amiga diz que representante da instituição falou com ministro da saúde.

Internada na Argentina desde o dia 21 de julho, a brasileira Paula Blume, de 22 anos, deve receber ajuda da Fundação Leo Messi, ligada ao jogador de futebol da seleção argentina e do Barcelona. O primeiro contato foi feito nesta quinta-feira (1º), após a repercussão do caso.

Segundo a amiga de Paula, Silvia Troska, que também está no país vizinho, o coordenador da fundação de Messi, Alejandro Rebosio, entrou em contato com o ministro da saúde da Argentina, Juan Luis Manzur, e prometeu ajudar no caso.

“Ele falou concomitantemente comigo e com o ministro e disse que o ministro ligaria ainda hoje para a direção do hospital e amanhã (sexta) teriam alguma posição”, contou Silvia.

No dia 21 de julho, durante uma viagem na província de La Pampa, o carro em que Paula estava se envolveu em um acidente na Rota 10. Moradora de Porto Alegre, a estudante, de história da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sofreu fratura em uma vértebra.

Com o diagnóstico em mãos e internada em um hospital público, ela aguarda o andamento de trâmites burocráticos para que possa ser operada e uma prótese seja colocada. Em depoimento em vídeo (veja acima), ela falou sobre a dor que está sentindo.

“Hoje (quinta), pela terceira vez, recebi a notícia de que a cirurgia foi adiada. Enquanto isso, espero aqui com muita dor com a minha mãe e a Silvia, sem nenhuma certeza de que ela vá acontecer realmente”, disse Paula.

De acordo com Silvia, a mãe de Paula passou mal nesta tarde. “Ela ficou muito nervosa, porque há dias não dorme tratando da Paula, que grita muito de dor à noite”, relatou a amiga, que é estudante de arquivologia e professora de história, sobre os momentos no hospital.

Acampados menina argentina (Foto: Reprodução/RBS TV)
Amigos da estudante estão acampados em frente
a consulado.

Amigos fazem pressão em Porto Alegre
Na tarde desta quinta, o Itamaraty disse que não tem informação de que a cirurgia tenha sido adiada novamente e afirmou que a previsão é de que ela ocorra na próxima segunda-feira, dia 5. Segundo Silvia, no entanto, esse procedimento ainda não foi confirmado pelo hospital. 

Enquanto aguardam por uma solução, amigos da estudante se mobilizam em Porto Alegre. Com barracas, há três dias eles estão acampados em frente ao consulado da Argentina, no bairro Auxiliadora, aguardando respostas.

“Estamos dormindo aqui. Já falamos com o cônsul argentino e ele fez uns contatos. Estamos preocupados, queremos uma oficialização da cirurgia, que já foi marcada e desmarcada”, disse ao  G1 Alexandre Costa, professor de história e amigo de Paula.

O grupo de estudantes e professores viajava para conhecer uma fábrica, que foi recuperada e assumida por trabalhadores em 2001. Silvia estava no carro que seguia atrás do que Paula ocupava e testemunhou o acidente.

“Vi quando o animal cruzou em frente ao carro e o motorista, tentando desviar, perdeu o controle e o carro capotou. Depois ficamos sabendo que é muito comum esse tipo de acidente, por consequência da grande quantidade de animais e a precariedade da estrada”, contou.

A estudante está internada no Hospital Santa Rosa, mesmo nome da capital da província. Conforme a amiga, os médicos se mostram preocupados com a situação devido à urgência do caso. Uma cirurgia já havia sido marcada para quinta-feira passada, dia 25, mas não foi realizada.

“A situação é grave porque, caso afete a medula, a Paula pode perder os movimentos”, salienta a amiga. “Quando pediram a prótese, esbarraram em uma burocracia pelo fato de ela ser brasileira”, explica.

A fratura ocorreu na vértebra L2, que é muito próxima da medula, segundo informaram os médicos aos amigos e familiares de Paula. Por isso a orientação é que a estudante permaneça imóvel até a data da cirurgia para que os fragmentos da vértebra não afetem a medula.

Anúncios

Deixe o seu comentário ele é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s