Depilação para o esporte.


A depilação também é uma preocupação dos atletas.

A preocupação com os pelos pelo corpo há tempos já não é exclusividade nem das mulheres e nem ao menos dos homens mais vaidosos. Há outra turma preocupada em manter um corpo sempre liso – os atletas. O procedimento é feito principalmente por atletas de natação, ciclismo, triátlon, lutas e fisiculturistas.

Entre os famosos que optam pelo procedimento está o nadador brasileiro César Cielo, que depila o corpo apenas antes das competições, para conseguir acrescentar valiosos milésimos a seu recorde. O lutador de MMA Diego Maggi também aposta num corpo liso para garantir vantagens na luta.

Segundo o personal trainer Frederico Martins Pescuma, há de fato algumas vantagens diversas em depilar o corpo antes do esporte. “Para limpar os ferimentos de uma eventual queda no ciclismo, com as pernas raspadas é infinitamente mais fácil e menos doloroso – além da cicatrização mais rápida, tem menos risco de infecção do machucado”, explica. E os benefícios não param por aí: “Facilita para a massagem, sem pelos é bem melhor pra você e para o massagista; diminui o atrito na água no caso da natação; facilita a retirada da roupa de neoprene no triátlon.”

Frederico conta que ele mesmo é adepto da prática, já que compete em provas de triátlon. “Hoje utilizo a cera quente, mas em breve pretendo fazer com laser”, conta. “Acho a melhor opção para os atletas.” O método acaba com a dor da cera, e funciona melhor do que a depilação com lâmina, que exige frequentes sessões de raspagem dos pelos.

Benefícios

Ainda que muitos atletas já tenham se convencido e sejam adeptos da depilação para o esporte, as pesquisas na área ainda são controversas. A revista Bycicling, por exemplo, encomendou um estudo sobre o assunto, que concluiu que o benefício para os ciclistas é de apenas cerca de 0,6% – ou uma melhora de 5 segundos a cada 40 quilômetros, para alguém que pedale a 37km/h. Já no caso dos nadadores, há pesquisas que mostram melhora de até 5%, em comparação com atletas que não depilam.

“Não se tem dados empíricos e argumentos hidrodinâmicos teóricos suficientemente consistentes para comprovar o aumento na performance de um atleta com a depilação”, concorda Frederico, que, por fim, ressalta: “O efeito psicológico talvez seja o maior. Tudo que aumente sua confiança pode lhe ajudar a obter um desempenho superior, a chegar aonde você não conseguia antes”.

Anúncios

Deixe o seu comentário ele é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s