Onça que invadiu casa no centro de Pirajuí, SP, será devolvida à natureza.


Animal foi visto passeando na madrugada do domingo (14). 
Macho adulto foi encaminhado para o zoológico de Bauru.

Onça parda é um animal em extinção e em cativeiro vive 20 anos (Foto: reprodução/TV Tem)

Onça parda é um animal em extinção e em cativeiro vive 20 anos.

A onça parda que foi capturada na madrugada de domingo (14) em uma residência na área central de Pirajuí (SP) deverá ser devolvida para natureza nesta segunda-feira (15). O animal está no zoológico de Bauru e deverá ser solto em alguma reserva natural da região.

A captura da onça, que foi vista andando pelas ruas do centro de Pirajuí, cidade com pouco mais de 26 mil habitantes, mobilizou os policiais militares, ambientais e veterinários. Eles tentaram pegar o animal em um terreno, mas, ele se assustou e pulou para dentro de várias casas.

Foi na casa da aposentada Marlene Bonatelli Cardi que a onça foi capturada. Ela se escondeu no quintal, embaixo de uma pia.

“Eu fiquei me perguntando e se eu tivesse saído no quintal? E tivesse dado de cara com um animal desse porte, o que eu iria fazer?”, conta a aposentada.

Animal foi sedado por um veterinário e encaminhado para o zoológico de Bauru (Foto: Divulgação / Polícia Militar)
Animal foi sedado e encaminhado para o zoológico
de Bauru.

Para ser transportada, a onça recebeu um anestésico, aplicado pelo veterinário que acompanhou os policiais. “Chegando no local percebemos que para segurança da equipe e para própria integridade do animal, seria necessária a intervenção química ”, explica o tenente da Polícia Militar Ambiental, Léo Artur Marestoni.

Sedada, a onça foi levada para o zoológico de Bauru dentro de uma caixa. Ainda sobre o efeito do tranquilizante o animal foi colocado em um compartimento fechado para evitar que ele fique estressado. “Não é um fato incomum, acontece em vários municípios, uma vez que estamos retirando muito a área de ocorrência natural dessa espécie. Então com a expansão dos municípios, esses animais acabam fazendo essas visitas no meio urbano”, ressalta Luiz Pires, diretor do zoológico. O diretor explicou ainda que o animal tem aproximadamente 3 anos e já foi examinado pelos veterinários. Segundo ele, o macho, que tem cerca de 1 metro de comprimento e 70 cm de altura, está em ótimas condições de saúde.

No zoológico, a onça foi colocada em local fechado para não estressar o animal (Foto: reprodução/TV Tem)
No zoológico, onça foi colocada em local fechado
para não estressar.

A onça parda é um animal em extinção. Costuma ser encontrada no Brasil e também na Argentina. Em cativeiro, costuma viver até os 20 anos. Apesar de ser carnívoro, o felino só ataca se sente ameaçado.

“Ser humano não faz parte do rol de alimento desse animal, então dificilmente ocorreria um ataque desse tipo a não ser que a pessoa tentasse sem conhecimento e equipamentos necessários conter esse anima,ai sim ele poderia atacar, mas, para se defender”, completa Luiz Pires.

Mesmo assim, quem recebeu a visita inesperada, espera que ela não volte. “A gente fica com medo, porque se aconteceu a primeira vez, pode acontecer uma segunda, terceira”, afirma a psicóloga Elizabete Camilo.

Anúncios

Uma opinião sobre “Onça que invadiu casa no centro de Pirajuí, SP, será devolvida à natureza.”

Deixe o seu comentário ele é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s