Maior barco solar do mundo será usado para pesquisas científicas.


Turanor fará viagem para entender o impacto do Atlântico Norte no clima (Foto: Reprodução)

Turanor fará viagem para entender o impacto do Atlântico Norte no clima.

O MS Turanor PlanetSolar é maior navio solar do mundo e, agora, ele será usado pela ciência. A embarcação elétrica se fez aos mares com um time de cientistas, que irão estudar a Corrente do Golfo, um fenômeno das águas do Atlântico e que afeta diretamente o clima da América do Norte e da Europa. O objetivo é compreender melhor os processos que impactam o clima global.

O uso de um navio movido a partir de energia coletada do sol não é apenas uma decisão de marketing para trazer visibilidade ao estudo. De acordo com os cientistas, a escolha pelo catamarã elétrico tem impactos nos resultados que serão obtidos em campo: como o navio se move apenas pela eletricidade, ele não emite gases poluentes, que poderiam interferir nas medições e causar distorções nos resultados do estudo.

No navio, equipes de biólogos e físicos usarão equipamentos para medir as condições da atmosfera e das águas durante a viagem. Além disso, pesquisas de interesse oceanográfico serão realizadas ao longo do percurso.

Mantido pela Universidade de Genebra, o Turanor navega com cores suíças e foi lançado, pela primeira vez às águas, em 2010. A primeira tarefa do navio foi realizar uma viagem de volta ao mundo, que durou 19 meses, aventura que concluiu em 2012, se tornando o primeiro barco elétrico a circum-navegar o globo. O navio tem 31 metros de comprimento, 500 metros quadrados de paineis solares e pode atingir velocidades de até 14 nós, algo equivalente a 26 km/h.

A nova viagem, de pesquisa das correntes atlânticas e seus impactos no clima, dão ao navio uma sobrevida e uma aplicação prática. Desde que havia encerrado sua viagem de circum-navegação, o Turanor passava seus dias estacionado num estaleiro francês.

Anúncios

Deixe o seu comentário ele é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s