Uruguai aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo.


País torna-se o segundo da América Latina e o 12º do mundo a adoptar legislação nacional que permite o casamento gay.

Nas ruas de Montevideu celebrou-se a aprovação do casamento para todos.

O Congresso do Uruguai aprovou uma lei para aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, fazendo do país o segundo da América Latina a tomar esta medida a seguir à Argentina.

A lei passou nesta quarta-feira com os votos a favor de 71 dos 92 deputados da câmara baixa do Parlamento, depois de ter sido aprovada no Senado por uma grande maioria, e o Presidente, José Mujica, deverá promulgá-la brevemente.

“Amanhã vamos ser uma sociedade mais justa, mais igualitária, com mais direitos para todos e todas”, disse o deputado da Frente Ampla (esquerda, no Governo) Sebastián Sabini.

“Concordo que a família é a base da sociedade, mas também acredito que o amor é a base da família”, disse o deputado da oposição Fernando Amado, do partido Colorado, de centro-direita.

Na América Latina, para além de ser um direito nacional na Argentina, o casamento homossexual é possível na Cidade do México e em algumas partes do Brasil, onde uniões de facto possíveis desde 2004 têm sido transformadas em casamento por juízes em vários estados. Nas Américas, também o Canadá e nove estados dos EUA prevêem casamentos gay.

Segundo a organização de defesa de direitos humanos Human Rights Watch, o Uruguai é o 12º país do mundo a aprovar a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Nos últimos seis anos, o Uruguai legalizou a união civil de pessoas do mesmo sexo, a adopção de crianças por parte de casais homossexuais, a mudança de nome e de sexo na identidade e o ingresso de gays nas Forças Armadas.

“Vamos certamente sentir agora que vivemos num país em que somos reconhecidos pelo que somos, em que vamos ter mais respeito e mais aceitação”, comentou o professor Damian Diaz, de 25 anos. 

Anúncios

Deixe o seu comentário ele é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s