Estados Unidos e Coreia do Sul elevam estado de alerta por ameaça do Norte.


O chamado status ‘Watchcon’ passou de 3 para 2, o que reflete indícios de ‘ameaça vital’.

10 de abril – Soldados americanos se preparam para nova sessão dos exercícios militares anuais conjuntos com a Coreia do Sul em Yeoncheon. Autoridades sul-coreanas disseram que é “consideravelmente alta” a possibilidade da Coreia do Norte disparar mísseis contra o Sul nos próximos dias.

Coreia do Sul e Estados Unidos atualizaram seu status de vigilância militar coordenada, nesta quarta-feira, antecipando-se a um possível lançamento de mísseis de médio alcance por parte da Coreia do Norte. O Comando de Forças Combinadas elevou o status “Watchcon” de 3 para 2, o que reflete indícios de “ameaça vital”, informou a agência de notícias Yonhap, citando uma fonte militar de alto escalão.

O Exército sul-coreano também preparou uma força-tarefa de emergência para monitorar e analisar os preparativos da Coreia do Norte, de acordo com a mesma fonte. O “Watchcon 4” fica em vigor durante o período de paz, enquanto que o “Watchcon 3” sinaliza uma ameaça importante.

Acredita-se que Pyongyang tenha enviado dois mísseis Musudan para sua costa leste na última semana para equipar lançadores móveis. Na terça-feira, a Yonhap mencionou a inteligência sul-coreana, que informou que o vizinho do norte teria completado os preparativos para um teste de míssil. A expectativa é que seja lançado durante as festividades pelo aniversário de Kim Il-Sung, em 15 de abril.

A península coreana se encontra em um ciclo de escalada militar, desde que o terceiro teste nuclear da Coreia do Norte, que levou ao endurecimento das sanções da ONU.

A retórica de guerra de Pyongyang aumentou nas últimas semanas, com ameaças quase diárias de ataques a bases militares americanas e à Coreia do Norte, em resposta ao treinamento conjunto dos dois países. Na terça-feira, o governo japonês anunciou ter enviado mísseis Patriot para a capital, como medida preventiva.

Anúncios

Deixe o seu comentário ele é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s