Emprego Empresas lucram com falsas ofertas para desempregados.


Há empresas a lucrar com falsas ofertas de emprego para desempregados, noticia esta segunda-feira o Diário de Notícias (DN), que adianta que está a surgir um mercado fluorescente, onde supostos anúncios de trabalho levam a tentativas de venda de serviços ou de ‘franchise’, onde exigem dinheiro para trabalhar.

Empresas lucram com falsas ofertas para desempregados

O DN avança hoje que o aumento do desemprego em Portugal está a criar um mercado que permite a algumas empresas lucrar com falsas ofertas para desempregados. De acordo com o jornal, há cada vez mais supostos anúncios de trabalho que conduzem a tentativas de venda de serviços ou de ‘franchise’, apesar de as empresas envolvidas negarem qualquer ilegalidade e falarem em denúncias infundadas.

O DN recolheu testemunhos de vários desempregados que se queixam de não conseguir distinguir entre anúncios verdadeiros e falsos, e exemplifica que há casos em que são convocados por sms para o que julgam ser uma entrevista de emprego e descobrem depois que lhes querem afinal vender um serviço, ou respondem a um anúncio de emprego em full-time e depois verificam que se trata afinal de uma proposta de franchise em que exigem 3.000 euros para trabalhar a recibos verdes.

O crime de burla relativa a trabalho ou emprego é punível com uma pena de até cinco anos de prisão, mas não penaliza tentativas e só abrange promessas de trabalho no estrangeiro. 

De acordo com o jornal, os responsáveis das empresas em questão dizem que as acusações de ilegalidades são “campanhas orquestradas”, “invejas”, “suspeitas infundadas” e “histeria”. 

Anúncios

Deixe o seu comentário ele é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s