Dia da Conscientização do Autismo é marcado por atividades em Manaus.


Nesta terça-feira, a Prefeitura inaugura o Centro de Atenção ao Autista. O objetivo das ações é diminuir o preconceito e inserir o autista no convívio social.

A programação contará com palestras, passeios e café beneficente

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, nesta terça-feira (2), ganhará destaque em Manaus numa programação repleta de atividades como palestras, passeios e café beneficente.

Às 19h, um ato solene será realizado na Ponte Rio Negro, que será tomada pela cor azul, em alusão à campanha de conscientização do autismo em vários lugares do mundo.

A partir das 19h, também acontecerá o ciclo de palestras na Escola Estadual André Vidal (Avenida Timbiras, Cidade Nova I), coordenado por profissionais do grupo Mãos Unidas Pelo Autismo (Mupa).

Já no no auditório João de Mendonça Furtado, da Prefeitura de Manaus, às 19h, haverá o lançamento de iluminação dos monumentos com as cores da campanha.
 
Na quarta-feira (3), às 9h, será a vez das atividades motoras no 1º Bis, no São Jorge, enquanto na quinta-feira (4), 8h, terá o passeio no parque Cidade da Criança (Avenida André Araújo, Aleixo), com atividades recreativas.

O encerramento será dividido em duas partes: na sexta-feira (5), às 9h, no Centro de Vivência Magnólia (Estrada do Puraquequara, Ramal Bela Vista, nº 880, Puraquequara); e no sábado (6), de 8h às 10h, com o café beneficente na Escola Estadual André Vidal. O passaporte para o evento custará R$ 10, por pessoa.

O objetivo da ‘Semana de Conscientização do Autismo’ é realizar ações a fim de diminuir o preconceito, além de chamar a atenção da sociedade para o autismo.
 
Segundo o presidente da Associação de Amigos do Autista no Amazonas (AMA/AM), Edmando Luiz Saunier de Albuquerque, desde que a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia de Conscientização para o Autismo em 2 de abril de 2008, algumas vitórias foram conquistadas. Entre elas o reconhecimento da pessoa com autismo como uma deficiência.
 
“Com a Semana de Conscientização do Autismo, conseguimos reunir familiares com filhos, parentes portadores de autismo em passeios, palestras, confraternizações, é sempre importante inserir o autista no convívio social”, afirmou Albuquerque.
 
O presidente da AMA ressaltou que o autismo é uma síndrome que atinge, atualmente, cerca de 2 milhões de brasileiros. “Em crianças, o autismo é mais comum do que o câncer, Aids e diabetes”, comentou.

Albuquerque lembra que começou a pesquisar sobre o autismo quando descobriu que o filho dele, hoje com 31 anos, tinha o transtorno. “Na época, tudo era desconhecido. Eu e minha mulher levamos o nosso filho a três médicos, até uma amiga falar sobre o autismo”, contou o presidente da AMA. “Viajamos para São Paulo em busca de um especialista e comecei a reunir com outros pais que passavam pelas mesmas dificuldades por mais conhecimento e esclarecimentos acerca do transtorno”.

Centro de Atenção ao Autista

Nesta terça-feira, a Prefeitura inaugura o Centro Municipal de Atenção Integrada ao Autista, resultado da parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Saúde (Semsa) e Educação (Semed).

O Centro Municipal fica localizado na rua 18, nº 380, bairro Alvorada II, zona oeste, e vai oferecer atendimento para pessoas na faixa etária de seis meses a 14 anos de idade, realizando o diagnóstico precoce, o atendimento clínico continuado e atuando na preparação para a inclusão escolar.

O espaço foi criado em outubro do ano passado e será reinaugurado com melhorias e pronto a oferecer serviços socioassistenciais e de saúde a pessoas com autismo por meio de uma equipe multidisciplinar de profissionais como assistentes sociais, psicólogos, professores de educação especial, educação física adaptada, pediatras, fisioterapeutas e odontólogos.

Anúncios

Deixe o seu comentário ele é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s