Banco Mundial quer eliminar pobreza extrema até 2030.


O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, fixou hoje o objectivo de fazer desaparecer a pobreza extrema até 2030 e considerou que isso vai exigir “esforços extraordinários” e uma aceleração do crescimento econômico.

“Um mundo livre de pobreza e de exclusão económica está ao nosso alcance (…) Atingir esse objectivo exigirá esforços extraordinários, mas quem pode ter dúvidas de que vale a pena?”, afirmou Kim num discurso na Universidade de Georgetown, em Washington.

O objectivo é o primeiro anunciado pelo presidente do Banco Mundial, em funções desde julho.

Kim precisou que, com a ajuda dos 188 Estados membros do Banco Mundial, pretende reduzir a proporção de pessoas a viver com menos de 1,25 dólares por dia (97 cêntimos de euro) de 21% em 2010 para 3% em 2030.

“Abaixo dos 3%, o desafio da pobreza extrema muda completamente de natureza. O foco da nossa acção deixará de ser as medidas estruturais para passar a ser medidas dirigidas a pequenos grupos (…) A luta contra a pobreza em massa que os países travam há séculos estará ganha”, disse.

Em 2000, a comunidade internacional definiu oito Objectivos do Milénio para o Desenvolvimento a atingir até 2015. Um deles era reduzir a pobreza para metade, o que foi alcançado em 2010, “com cinco anos de avanço”, afirmou Kim. 

O presidente do Banco Mundial fixou um segundo objectivo, mais difícil de quantificar: o de aumentar os rendimentos dos 40% mais pobres das populações de todos os países.

“Isto exige que não nos preocupemos apenas em saber se os países em desenvolvimento progridem, mas que vejamos directamente se a situação das populações mais pobres melhora. É um objectivo importante para todos os países”, disse.

Para concretizar com êxito estes dois objectivos, o presidente do Banco Mundial afirmou não ter um remédio milagroso, mas considerar indispensável que “o crescimento económico se acelere”, em particular no sul da Ásia e na África subsaariana.

Segundo estimativas do Banco Mundial, há cerca 1.300 milhões de pessoas a viver em extrema pobreza.

Anúncios

Deixe o seu comentário ele é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s