Confira o cronograma das atividades do Conclave que começa nesta terça-feira.


Na Capela Sistina, cardeais se reúnem para escolher o religioso que irá assumir o Missionário de Pedro

Na Capela Sistina, cardeais se reúnem para escolher o religioso que irá assumir o Missionário de Pedro.

Nesta terça-feira, 12 de março de 2013, tem início no Vaticano o segundo conclave do terceiro milênio da Era Cristã, durante o qual 115 cardeais representantes da Igreja Católica dos cinco continentes se isolarão na Capela Sistina pelo tempo que for necessário para eleger o 266º Sumo Pontífice e sucessor do Papa Bento XVI no Ministério de São Pedro.

No início da manhã, por volta das 7h (3h de Brasília) os cardeais se transferem à residência de Santa Marta, onde se alojarão durante o Conclave. Em seguida, eles assistem, às 10h (6h), à missa Pro eligendo pontifice na Basílica de São Pedro. Esta missa, celebrada pelo cardeal decano, Angelo Sodano, é aberta ao público e tem duração aproximada de 90 minutos. Depois da missa, os cardeais almoçam e têm um breve período de repouso.

Procissão

Às 15h45 locais (11h45 de Brasília) eles iniciam uma procissão na Capela Paulina sob o canto de Veni creator spiritus. Também haverá um momento de meditação guiado pelo cardeal maltês Prosper Grech. Não há uma duração exata para esta meditação; no Conclave de 2005, ela durou 57 minutos.

É depois deste momento de meditação que os cardeais adentram a Capela Sistina. Espera-se que isso ocorra por volta das 16h30. A partir deste momento, os cardeais ficam isolados do mundo exterior para começar a escolher o futuro papa sob as pinturas de Michelangelo retratando os capítulos-chave da mitologia cristã.

Espera-se que ainda amanhã seja realizada uma votação. A fumaça indicando o resultado (preta no caso de ausência de consenso, branca casa já se tenha um eleito) deverá ser emitida até as 19h (15h). Depois disso, às 19h15 (15h15), os cardeais realizam a oração de fim de dia (conhecida como Oração das Vésperas) e jantam às 20h (16h).

Rotina a partir de quarta-feira

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse haver a esperança de um Conclave rápido, mas é improvável que já no primeiro dia se tenha um eleito. Assim, a partir de quarta-feira feira devem começar as jornadas normais de votação, nas quais ocorrem duas votações pela manhã e duas pela tarde.

A cada dia, os cardeais desjejuam entre 6h30 e 7h30 (2h30 e 3h30). Às 7h45 (3h45) eles transferem-se à Capela Paulina, onde celebram uma missa entre 8h15 e 9h15 (4h15 e 5h15). Às 9h30 começam as deliberações sobre a escolha do novo papa. A partir daí até o final da sessão matinal, sempre por volta do meio-dia (8h), ocorrem duas votações. As fumaças indicando seus resultados devem ser vistas entre 10h30 e 11h (6h30 e 7h), no caso da primeira votação, e perto das 12h (8h), no caso da segunda. Às 12h30, eles transferem-se ao Domus Santa Marthae.

Ao almoço marcado para as 13h (9h) segue-se um período de descanso. Os cardeais retornam ao Palácio Apostólico às 16h (12h) e retomam os debates na Capela Sistina às 16h50 (12h50). Durante a tarde ocorrem novamente duas votações, e seus resultados devem ser vistos entre 17h30 e 18h (11h30 e 12h) e por volta das 19h (15h). Às 19h15 (15h15), ainda na Capela, eles oram as Vésperas e, às 19h30 (15h30), transferem-se ao Domus Santa Marthae. Às 20h (16h), o dia se encerra com uma janta.

Esta rotina segue diariamente, mas foi determinado que os cardeais tirem um recesso de 24h no sábado, quinto dia de Conclave, caso não se tenha obtido um consenso até lá.

No conclave que elegeu Joseph Ratzinger, o consenso foi obtido na primeira votação da tarde. A fumaça branca indicando sua escolha apareceu pouco depois das 17h do dia 19 de abril de 2005.

Anúncios

Deixe o seu comentário ele é muito importante para nós.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s